terça-feira, 4 de novembro de 2008

EUA: BARACK OBAMA ELEITO


PRESIDENTE É EVANGÉLICO,
DESCENDENTE DE MUÇULMANOS

BARACK OBAMA é filho de Barack Hussein Obama, um homem negro do Quênia educado em Harvard, e de Ann Dunham, uma mulher branca de Wichita, no Estado do Kansas.
Ele nasceu em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961, e seus pais se separaram quando ele tinha dois anos. O democrata morou na Indonésia enquanto criança, após sua mãe se casar com um indonésio, e depois viveu no Havaí, com seus avós brancos. A família de Obama é muçulmana, e por isso enfrentou boatos de que seria também um muçulmano, religião que muitos americanos associam negativamente ao extremismo. Os boatos foram reforçados com a divulgação de uma foto na qual Obama aparece com trajes típicos em visita ao Quênia, onde sua família paterna mora. Obama converteu-se, já adulto, ao cristianismo e é membro da Igreja Batista da Trindade Unida em Cristo, em Chicago.
Após ele ter conquistado a nomeação da candidatura dos Estados Unidos, sua avó, Sara, tornou-se uma celebridade no Quênia. Sua adolescência no Havaí foi marcada não só por uma trajetória escolar, mas também por anos de contravenção, conforme sua biografia "Dreams from my Father: A Story of Race and Inheritance" (Sonhos de meu pai: Uma história de Raça e Herança).
Com um bom histórico escolar, Obama formou-se em direito na tradicional e renomada Universidade Harvard e trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago antes de ser eleito senador por Illinois, em 2004. Foi em Harvard que Obama conheceu sua mulher, Michelle, com quem se casou em 1992. Os dois tiveram duas filhas: Malia, 9 e Sasha, 6. Em uma medida muito bem planejada de sua campanha, Obama prefere não utilizar o rótulo de presidente negro, tão citado por seus eleitores e pela mídia. Cauteloso, ele não quer ficar estereotipado como candidato de um único eleitorado e arriscar perder importantes grupos demográficos do país. (Fonte: FOLHA ONLINE)
*

Nenhum comentário: