quarta-feira, 5 de novembro de 2008

OBAMA & MARTIN LUTHER KING, JR.

"EU TENHO UM SONHO"

Washington, D.C., 28.08.1963 – Acontecia a Marcha de Washington por Empregos e Liberdade. Em seu discurso o pastor e ativista pelos direitos humanos, Dr. Martin Luther King, Jr., conclamava os americanos, brancos e negros, para uma atitude de coexistência pacifica e fraterna, baseada nos ideais cristãos, pelos quais entregou a sua vida, testemunhando o Evangelho de N.S.Jesus Cristo. Ali, da escadaria do Lincoln Memorial ele clamou “I have a Dream”: Eu tenho um sonho ... “Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississipi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!... E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho cântico espiritual negro:"Livre afinal, livre afinal. Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal."
No ano seguinte o presidenteLyndon B. Johnson conseguia fazer com que o Civil Rights Act of 1964 (Ato de Direitos Civis de 1964) fosse aprovado pelo Congresso, seguido do 1965 do Voting Rights Act (Ato de Direitos do Voto de 1965). A vitória de Barack Obama, nestas eleições americanas, é também fruto do esforço de homens como Martin Luther King, Jr. Cuja voz ainda podemos ouvir neste vídeo: “I have a dream". O mundo muda quando o sonho de um homem está em sintonia com a vontade de Deus e o anseio humano por justiça, amor e real liberdade; quando o coração anela a glória de Deus e o resgate da alma e da dignidade humana.
(Veja o discurso completo de Martin Luther King, Jr. em português em: http://www.portalafro.com.br/religioes/evangelicos/discursoking.htm)

Nenhum comentário: