segunda-feira, 22 de março de 2010

KAKÁ, CARÁTER CRISTÃO


Ricardo Izecson dos Santos Leite, é o famoso Kaká. Nasceu em Brasília em 22.04.1982. Foi o ganhador dos prêmios Bola de Ouro e melhor jogador do mundo pela FIFA do ano de 2007, e foi nomeado em 2008 como um das 100 personalidades mais importantes do mundo esportivo. Kaká também é convocado habitualmente à Seleção Brasileira. Cresceu em São Paulo em família de classe média. Desde pequeno sua vocação como futebolista foi sendo revelada. Aos 18 anos, enquanto se divertia em uma piscina, sofreu uma fratura na espinha dorsal, lesão que quase o deixou paralisado, o que impediria a sua carreira no futebol (ver testemunho no vídeo).
Estreou como profissional em 7.03.2001, contra o Botafogo, na final do Torneio Rio-São Paulo de 2001: entrou no decorrer do jogo e fez 2 gols em 2 minutos, aos 34 e 36 do segundo tempo, fato que deu a vitória de virada sobre o clube carioca. O São Paulo foi o campeão do torneio, conquistando o único título oficial que ainda não havia conquistado.
Foi chamado para a Seleção Brasileira e convocado para a Copa do Mundo de 2002, onde fez parte do time misto que jogou já classificado contra a Costa Rica, na primeira fase - substituindo Djalminha. Tornou-se campeão, embora jogado apenas cerca de vinte minutos - passando em seguida a liderança, na boa campanha sãopaulina no Brasileirão que se seguiu, em que o São Paulo terminou a primeira fase do campeonato disparado na liderança, com ele mais maduro e se responsabilizando para armar as jogadas do time. Seu desempenho no torneio, onde marcou nove vezes e distribuiu várias assistências para Reinaldo e Luís Fabiano, lhe renderia a Bola de Ouro da Placar (Veja biografia completa na Wikipédia).


KAKÁ, O CRISTÃO - Em todo mundo atletas e futebolistas gostam de celebrar seus gols e conquistas. Entre essas manifestações estão os atletas católicos fazendo o sinal da cruz. Os cristãos evangélicos, como Kaká, também se manifestam, ajoelhando-se no gramado e até escrevendo em suas camisetas "Eu creio em Jesus" - fato que vem incomodando os cartolas do futebol mundial, possivelmente pressionados por forças ocultas nos bastidores do cenário mundial: "A FIFA não mais irá permitir mensagens religiosas em comemorações de jogadores durante suas competições" - assim a Folha de S.Paulo noticiou como a Confederação Brasileira de Futebol recebeu, na sexta-feira, 10.07.09, ofício da FIFA proibindo expressões da fé religiosa em campo. Segundo o jornal, "a mesma FIFA - Federação Int' de Futebol Amador - “detectou” ter ocorrido “propaganda religiosa no caminho para a tribuna de honra após a seleção brasileira vencer a Copa das Confederações”.
Mauricio Stycer, cronista do site "Último Minuto", exaltou o caráter do jogador: "Num mundo em que os valores materiais falam mais alto do que tudo, que ganhar dinheiro é sinal de competência, que ser frio e racional é requisito para ser bem-sucedido, a atitude de Kaká pegou todo mundo – inclusive seu pai e o premiê Silvio Berlusconi – no contrapé. Por que recusar a maior oferta financeira já feita a um jogador de futebol?"(abriu mão de lucro bilionário recusando proposta para uma transferência para o Manchester City).
Kaká, falando a uma revista Gospel disse: "O que eu gosto é de transmitir para as pessoas aquilo que Deus tem feito na minha vida e que pode fazer na vida delas também. Hoje faço isso através do futebol. Quem sabe, um dia eu possa fazer isso através de um altar e uma igreja, pois eu gosto muito de estudar a Bíblia e conhecer sempre mais do poder Dele. Um dia, se Deus quiser, serei também pastor".


LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a liberdade de expressão. Com certeza as manifestações de fé continuarão a iluminar os grandes estádios. Tanto quanto os muçulmanos, budistas, xintoistas, etc., os cristãos têm o direito de expressar, nos campos ou fora dele a sua gratidão a Deus - tributando a Ele o mérito de suas conquistas.

Nenhum comentário: