segunda-feira, 22 de março de 2010

NECESSIDADE DE UMA COSMOVISÃO CRISTÃ

Uma cosmovisão cristã, a nível mundial, pode ser definida como um conjunto de pressuposições e convicções que alguém utiliza para interpretar e formar opinião sobre sua humanidade, em vários aspectos: pretensões, ética, responsabilidade familiar, compreensão da verdade, condição social, etc.
Um cristão deve ver todos esses aspectos sob o ponto de vista da luz que é derramada neles pela Bíblia. A Bíblia tem muito a dizer sobre a natureza do homem, do mundo, propósito, verdade, moralidade, etc. Freqüentemente, o secularismo – isto é, a visão secular -está em conflito com o pensamento bíblico. Por exemplo: Onde o mundo afirma que aquele homem evoluiu, a Bíblia diz que ele foi criado e, por isso, é responsável diante de Deus. Onde o mundo diz que a moralidade é relativa, a Bíblia diz que ela é absoluta Onde o mundo diz que há necessidade de salvação e redenção, a Bíblia afirma claramente que todas as pessoas estão sob o jugo do pecado e carecem de libertação. O contraste é óbvio e profundo. As duas visões divergentes não podem ser verdade.
O mundo secular exalta o homem como o ápice do desenvolvimento evolutivo - soberano acima de tudo. Deus é banido dos sistemas de crenças seculares e os criacionistas são considerados por eles como supersticiosos e ignorantes. Essas visões colidem em seus pressupostos.

A Condição da Sociedade

Os frutos dessa visão secularista podem ser vistos dentro e ao redor de nós. Como nós observamos sociedade, é evidente claro que nem tudo vai bem! A Televisão se degenerou em um “bordel” de violência, pornografia leve, anti-família. Comerciais atraem para as satisfações imediatas; crianças são caricaturadas de violência e insensatez, ocultismo, e rebeldia. Retratam, freqüentemente, os pastores como psicóticos e os padres como pedófilos - e as pessoas religiosas como inseguras, ignorantes e fanáticas.
As Notícias são veiculadas de forma extremamente parcial. Quando se falam em moralidade os conceitos religiosos e seculares colidem. Apresentam a informação com palavras conotativas: Em vez de "a favor da-vida" nós ouvimos "contra o aborto." Em vez de "conservador" fala-se em "fundamentalismo da direita." Outras palavras são usadas de forma depreciativa e acusatória: "exageros bíblicos", "censura", "intolerância", "fanático", etc.
De acordo com o Center for Media and Public Affairs, uma pessoa comum vê “14.000 referências a sexo” e uma criança "assiste 8.000 assassinatos e 100.000 atos de violência até o final da escola primária." A ilegitimidade é vista como crescimento, a decadência é valorizada. Em 1970 os bebês nascidos fora de matrimônio eram 10, em cada 100 nascimentos; Antes dos anos 90, era 30%, antes das 2006 chegavam a quase 40% do total. O estupro está aumentando como crime violento; assim como as doenças venéreas, o uso de drogas, e a população dos presídios.
Em muitas escolas americanas as séries de "Impressões" estão promovendo a nova era e o ocultismo [bruxaria]. Em alguns programas dirigidos a estudantes, os jovens ensinados que eles é que deveriam decidir se o uso de droga é bom ou ruim!. Muitos educadores escrevem livros didáticos que incentivam valores anti-familiares, promovem a homossexualidade, ensinam o relativismo moral, encorajam a sexualidade precoce, e, claro, defendem o evolucionismo como fato científico. Além disso, eles condenam a noção de um Deus Cristão. Considere os fatos abaixo relatados:

"Quando Raymond Raines, com 10 anos de idade, dobrou sua cabeça e silenciosamente orou dando graças pelo almoço, na lanchonete de uma escola pública de St° Louis , foi detido, preso, durante uma semana. Contou que teve que comer em um quarto para poder continuar orando!”.

"Quando 30 estudantes de uma escola secundária, no Texas, se uniram para orar, frente ao mastro da bandeira, antes do período matutino, o diretor disse proibiu, educadamente, não dizendo que só podiam orar secretamente”.

Em Illinois, o diretor de uma escola secundária chamou a polícia para que dispersasse um grupo que estava orando. Dois estudantes foram presos".

Obviamente a América (e o mundo) está vivendo profunda e desesperada necessidade do modelo de vida do Evangelho de Jesus Cristo.

O Progresso do Evangelho

Porém, para encorajar você, anunciamos que o Evangelho está progredindo no mundo! Há mais cristãos no mundo, agora, do que já antes: Em 1700 menos de 20% da população americana freqüentavam uma igreja – agora passam dos 50%. Mais pessoas ouviram o Evangelho que antes; são produzidas milhões de Bíblias, que são distribuídas a nações do mundo inteiro - com recepção sem precedentes. O Evangelho é pregado na televisão e no Rádio. Milhões estão se rendendo a Cristo em países do terceiro mundo. Um novo despertar Cristão está ocorrendo e trazendo mudanças na Rússia e na África e a China que se torna uma nova fronteira Cristã

Não obstante, a comunidade Cristã tem muito trabalho partido para realizar. Para levar avante o mandato de ganhar completamente o mundo para Cristo os cristãos têm que adotar uma cosmovisão bíblica em todos os aspectos de sua vida. Precisam apresentar ao mundo, perspectivas bíblicas em todas as áreas de nossa existência. Isto inclui a educação, medicina, artes, política, ciência, assuntos contemporâneos, ética, e tudo mais


A Deus toda a glória!
(Por Matt Slick/Tradução parafraseada/José J Azevedo).



Nenhum comentário: