segunda-feira, 26 de abril de 2010

IMPRENSA DISCRIMINA EVANGÉLICOS

PRECONCEITO A EVANGELICOS AINDA
PERSISTE NA GRANDE IMPRENSA, NO BRASIL

Deixando à parte os embates que envolvem interesses da Globo e Record – em busca de audiência e poder político – podemos ver claramente, ainda no Brasil do século 21, o ranço do preconceito e menosprezo com que certa grande imprensa divulga e comenta noticias referentes a manifestações evangélicas.
Até mesmo Luiz Nassif, jornalista católico, nota essa postura sectária. Ele publicou em seu Blog, no dia 24.4.2010, o seguinte comentário: “Releva registrar no dia 21/04/10 foi realizado nas principais cidades do Brasil o evento denominado dia “D” promovido pela Igreja Universal. Segundo os organizadores do evento, o público presente em todos as cidades que ocorreu o evento é estimado entre 7 e 8 milhões de pessoas. No dia 22, ou seja, na quinta-feira o jornal O Globo das Organizações Globo fez uma reportagem de capa sobre o evento com o seguinte título: “Caos universal e autorizado”, ocorre que o jornal abriu as suas caixas de ferramentas, digo, notícias e no intuito de denegrir o mega evento idealizado pela Igreja Universal, chegou a comparar o evento ecumênico com o caos vivido pelo Rio de Janeiro com a desgraça provocada pelas chuvas. É o mais deprimente exemplo de como não se deve fazer jornalismo, espero que este blog não se furte a sua responsabilidade de discutir o fato sob a égide do racionalismo apontando as duas versões da história”.
Navegamos rapidamente pela Internet para observar como certos jornalistas são tendenciosos no relato de mega-eventos, como a Marcha para Jesus, Parada Gay e concentrações do padre. Marcelo Rossi. Além de minimizar a capacidade de mobilização e organização dos cristãos evangélicos, só encontram aspectos negativos tentando denegrir a imagem de dezenas de milhões de cidadãos das diversas confissões cristãs evangelicas do Brasil. Na verdade, tentam cobrir o sol com a peneira!
A Folha de S.Paulo deu a seguinte manchete com relação ao Dia D, liderado pela Universal e que uniu evangélicos de diversas igrejas: “Evento da Universal no feriado congestionou zona sul de São Paulo”. O texto se prende apenas a um aspecto negativo – trânsito – que ocorre em qualquer grande manifestação: “Um evento promovido pela Igreja Universal no autódromo de Interlagos nesta quarta-feira, feriado de Tiradentes, complicou o trânsito na zona sul de São Paulo. Prefeitura do Rio pede desculpas por trânsito de evento Cerca de um milhão de pessoas participaram do evento evangélico, chamado de "Dia da decisão", segundo PM. A igreja calculou 1,5 milhão, segundo o site oficial”.
Com relação ao Dia D, no Rio, a Folha comenta: “O trânsito na cidade do Rio de Janeiro está caótico em parte do centro e na zona sul nesta quarta-feira. Os congestionamentos são reflexo de um culto religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, na enseada de Botafogo, zona sul, que deve durar até as 19h.. ... A CET-Rio informou que o congestionamento atinge toda a orla da zona sul e há lentidão nos principais túneis que interligam a zona sul a outras regiões da cidade --como o túnel Santa Bárbara (via de saída para o centro) e o túnel Rebouças (ligação com a zona norte). O texto informa que “em nota, a prefeitura afirmou que assume suas responsabilidades pelo engarrafamento" e pediu desculpas à população. Outra manchete da Folha: “Evento da Universal reúne mais de 1 mi e atrapalha trânsito em SP
Se o tratamento da matéria é assim, qual é o procedimento com relação à Marcha Gay? Em 14.06 a Folha noticiou: “A Parada Gay de São Paulo promete reunir 3,5 milhões de pessoas neste domingo. A estrutura conta com 1.200 policiais militares, 900 banheiros químicos, 140 leitos para atendimento médico e 16 ambulâncias. Projeções fornecidas pela SPTuris (empresa que gerencia o turismo na cidade de SP) apontam que a cidade deve ter recebido cerca de 400 mil turistas, sendo 5% (perto de 20 mil) do exterior e a maioria, 70%, do interior do Estado de SP. O impacto na economia deverá ser de R$ 200 milhões e a taxa de ocupação dos hotéis é de cerca de 90%, segundo os organizadores” – nenhum problema de trânsito foi mencionado. O tom positivo da reportagem continua com:: “Em entrevista à imprensa realizada na manhã deste domingo envolvendo lideranças das comunidades LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e dirigentes e organizadores da 13ª Parada Gay de São Paulo, o governador José Serra (PSDB) afirmou apoiar a união estável entre pessoas do mesmo sexo. "A união estável, que inclusive já tem um processo sobre isso, e está realmente rolando, nós apoiamos" - nenhum problema no trânsito paulistano!
O mesmo ocorreu com a última realização do Pe. Marcelo Rossi, que turbinou sua carreira cantando músicas gospel - especialmente ‘Anjos de Deus’, que tem letra e música do Pastor Elizeu Gomes. Na reportagem do dia 21/04/2008: “Show reúne 3 milhões em SP; para Serra caso Isabella agora cabe à Justiça”. O texto exalta pontos positivos: “O evento reuniu 22 convidados e terminou por volta das 19h20. Foram realizados cerca de 300 atendimentos, entretanto, nenhum grave segundo a SPTuris. Foram seis postos médicos, dez ambulâncias, 450 metros quadrados de palco, quatro caminhões-pipa distribuindo água gratuitamente e 16 geradores elétricos para manter a energia. Os telões no local contam com oito por seis metros e 5.000 metros de espaço foram disponibilizados para o público presente. Para manter a segurança do show, 2.600 integrantes da Polícia Militar foram acionados pela organização do evento e pela Prefeitura de São Paulo. Além deles, 300 seguranças, 300 guardas civis e outros 300 brigadistas ajudam a manter a ordem no local. Foram colocados à disposição do público 200 ônibus” – ali também, apesar da movimentação de cerca de 2 milhões de pessoas, nenhum problema de trânsito.
Manchete de O Globo online de 22.5.08: “Marcha para Jesus atrabalha trânsito na zona norte” – SP – "A Marcha para Jesus, evento evangélico que deve reunir milhões de pessoas na praça Campo de Bagatelle, já complica o trânsito na zona norte, na marginal Tietê” ...
Assim descreve a 16ª Parada Gay, do Rio de Janeiro o jornalista Rodrigo Carvalho, na Globo.com/vídeos: “Muita alegria! Tem muitas crianças, muitos idosos acompanhando o evento e é claro figuras fantasiadas num clima de muita descontração aqui na orla da Praia de Copacabana. O governador Sérgio Cabral está com o ministro Carlos Minc em cima do trio principal do evento. Agora desse trio estão sendo feitas algumas considerações, palavras de apoio a fim da criminalização da homofobia. É o terceiro maior evento oficial da cidade – só perde para o Réveillon e para o Carnaval” – nenhum problema com o trânsito.
Enfim, cristãos evangélicos quando se reúnem “causam caos urbano, problemas de trânsito e acúmulo de lixo”: essa é a visão que a Grande Imprensa (sic) tupiniquim tem em relação ao seguimento religioso que mais cresce no Brasil. Talvez seja por isso mesmo que a Globo vem baixando a bola ao reportar as últimas versões da “Marcha para Jesus”.




Alguns canais ligados à Rede Globo passaram, à partir de 2009, a tratar com mais simpatia e fideliade a cobertura de mega-eventos promovidos por grandes denominações evangélicas. A Revista Época, da Globo, publicou naquele ano a estimativa de que em poucos anos os evangélicos ultrapassaram 50% da população brasileiro. Trata-se de interesse pois a mesma vem perdendo audiência em função de sua velha guerra aos "crentes". O vídeo acima foi postado no You Tube por Marcoscrecchi em 2 de novembro de 2009.

Nenhum comentário: