domingo, 31 de maio de 2009

TV GLOBO DESTACA TRABALHO PRESBITERIANO ENTRE INDIOS

150 ANOS DA IGREJA
PRESBITERIANA NO BRASIL
A Igreja Presbiteriana do Brasil está celebrando 150 anos de sua presença no Brasil. Tudo começou com a vinda de Ashbel Green Simonton que no dia 12.08.1859, dava início ao trabalho missionário em nosso País. O historiador Alderi Souza de Matos assim descreve os primórdios da IPB com a chegada de seu missionário pioneiro: "Assim sendo, o jovem pregador, que chegou ao Brasil no dia 12 de agosto de 1859, estava bastante preparado e motivado para seu difícil trabalho. Tinha excelente formação intelectual, um caráter íntegro e grande entusiasmo pela tarefa que entendia ter recebido de Deus. Vencidos os desafios iniciais de aprender o idioma e se adaptar a uma cultura tão diferente da sua, ele se lançou com afinco à sua missão. Metódico, operoso e perseverante, Simonton lançou em poucos anos as bases do presbiterianismo brasileiro, criando várias estruturas pioneiras: a primeira igreja (1862), o primeiro jornal (1864), o primeiro presbitério (1865) e o primeiro seminário (1867). Apesar da grande dor que sentiu ao perder a jovem esposa, reuniu forças para dar continuidade às suas atividades evangelísticas e pastorais, encerrando sua carreira prematuramente aos 34 anos de idade (1867), na cidade de São Paulo, vitimado pela febre amarela".

DOUTRINA
A IPB é uma igreja cristã, reformada. Sua doutrina é esencialmente bíblica - pois a Bíblia é sua única regra de fé e prática. Entende, conforme a Confissão de Fé de Westminster, que "o sentido central do ser humano é glorificar a Deus e desfrutar de Sua presença".
A IPB tem, segundo seu último censo, tem cerca de 981.064 membros. A pesquisa aponta ainda, que, desse número, 427.458 são homens e 553.606 mulheres. Suas Escolas Dominicais - especializadas em evangelização de crianças, adolescentes e adultos, espalhadas em todas as regiões do Brasil, têm cerca de 170 mil alunos. Desde então a IPB vem crescendo de forma firme e segura, baseada nos preceitos bíblicos, em sua forma democrática e transparente de governo e criteriosa formação de seus pastores e líderes eclesiásticos. A TV Globo, na última semana, apresentou uma pequena amostra, para o Brasil, do que significa a Igreja, em termos de evangelização e ação social, revelando seu trabalho junto as aldeias dos Caiuá, no Mato Grosso - onde mantém o único hospital indigena de nosso País.

SAÚDE, EDUCAÇÃO & AÇÃO SOCIAL
Porém o trabalho presbiteriano é superlativo: A ANEP - Associação Nacional de Escolas Presbiterianas tem 199 escolas afiliadas - com dezenas de milhares de alunos - sendo que a Universidade Mackenzie, com campi de graduação e pós-graduação em São Paulo, Barueri (Campus Tamboré), Brasília, Campinas, Recife e Rio de Janeiro (como Faculdade Morais Júnior - Mackenzie Rio, é sua maior instituição, na área de Educação. Os presbiterianos matém também 9 seminários. Para sua ordenação o pastor tem que ter cursado um seminário, defendido uma tese e uma exegese com base num assunto ou trecho bíblico, além de passar por uma série de exigências do Presbitério onde o mesmo será ordenado.
A IPB matém cerca de 500 instituições ligadas a ação social, saúde e educação, atendendo dezenas de milhares jovens e milhares de famílias carentes: "É no contexto destas dificuldades e flagelos (destruição do meio ambiente, explosão populacional, narcotráfico, proliferação de doenças, instabilidade dos mercados financeiros, aumento da pobreza, desemprego, violências, explorações e exclusões), dos desafios, das profundas e rápidas transformações que afetam, indistintamente, toda a sociedade brasileira, que se encontra o membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, sendo chamado e desafiado ao cumprimento integral da Grande Comissão de Jesus Cristo. Trata-se da necessidade urgente de uma tomada de consciência, de verdadeiramente querer ser Sal e Luz nestas terras convulsionadas pelas flagrantes injustiças sociais. Casa abastecida pelo Projeto Água para quem tem sede, de captação de água de chuva. A despeito das dificuldades e ainda muito aquém das nossas potencialidades, a IPB tem experimentado um salutar despertamento em direção ao cumprimento de sua responsabilidade social. Já são mais de 500 entidades operantes e eficientes; mais de 1000 projetos nas áreas de: Combate à pobreza; Políticas Sociais, Direitos humanos e Ambientalismo; Gestão social, Planejamento; Capacitação; Assessoria; Recursos Humanos e Fund-Raising. Inúmeros programas nas áreas de Atenção à Educação e Saúde; Complementação de Renda; Geração de Empregos; Erradicação do trabalho Infantil, etc. Obras e Ações em todos os Estados do Brasil. Mais de 300 leitos hospitalares, com média de 4.400 atendimentos por mês; mais de 210 escolas ensinando com eficiência e qualidade; cerca de 115.000 alunos da pré-escola à pós-graduação; inúmeras classes de alfabetização de jovens e adultos; e, campanhas emergenciais, mutirões e clínicas de curta duração".

EVANGELIZAÇÃO & MISSÕES
O trabalho missionário da IPB é gerenciado pela JMN - Junta de Missões Nacionais e a APMT - Agencia Presbiteriana de Missões Transculturais, no Brasil e no exterior, respectivamente. O Rev. Marcos Agripino Castro de Mesquita revela: "Hoje, ao todo, são 23 países que contam com a presença de 30 missionários brasileiros e estrangeiros espalhados por todo o mundo. Todos eles precisam dominar a cultura, idioma e o perfil religioso-sócio-cultural do povo que entrarem em contato, e acima de tudo, manter o respeito à cada etnia. Esses missionários são mantidos por doações voluntárias tanto de igrejas e instituições quanto de crentes que desejam colaborar com a expansão do reino". Atualmente, são mantidos pela JMN 188 missionários em 185 campos. Sendo 50 missionários exclusivos da JMN IPB e 138 em parcerias. Os resultados colhidos por esse trabalho são bastante significativos. A JMN inicia trabalhos evangelísticos e planta novas igrejas em cidades em que os presbitérios e igrejas locais da IPB encontram dificuldades para abrir uma igreja. Outra preocupação da JMN se resume em formar parcerias com os presbitérios e igrejas locais, analisando os dados sociais e econômicos da região para assim iniciar o trabalho de evangelização e plantação de novas igrejas. A Junta de Missões Nacionais é composta pelos seguintes dirigentes: Rev. José Batista da Hora, presidente e Rev. Lourival do Prato, secretário executivo.

A Instituição mantém, também, duas grandes editoras, responsáveis pela edição de centenas de títulos teológicos e formativos, nas divesas áreas de atuação da Igreja; mantém o programa Verdade e Vida que é exibido todos os sábados das 8h15 as 8h45 na Rede TV , em Rede Nacional - com mensagens do Rev. Hernandes Dias Lopes, músicas e entrevistas.

Nenhum comentário: