sábado, 2 de outubro de 2010


MARINA SILVA: “UMA MENINA QUE VENCEU
A MALÁRIA AMAZÔNICA
ELEVA O NÍVEL POLITICO DE UMA NAÇÃO”
(Tradução livre)

O site do célebre Jornal New York Times, em agosto deste ano, traçou o perfil de Marina da Silva
que hoje concorre a Presidência da República. Esse traço biográfico não foi tão marcantemente descrito, a meu ver, em periódicos, virtuais ou não, em nosso País. Se um nordestino metalúrgico surpreendeu o Brasil chegando à Presidência da República, pode estar chegando a vez de uma acreana surpreender o mundo, liderar o País, e se tornar uma das mulheres de maior poder, no planeta. Essa é a história de uma menina que nasceu no meio da floresta amazônica – forjada em meio a natureza vigorosa - que adquiriu poderosos anticorpos para vencer doenças na infância, perdas e carências na pré-adolescência , enfrentar e vencer a fúria insana de grileiros, – que tiraram a vida de Chico Mendes mas nunca puderam deter essa brasileira da gema! Marina, que venceu as injustiças e adversidades que enfrentam os brasileiros no "Brasil profundo", conquistou seu diploma em Rio Branco e vem surpreendendo o mundo com suas conquistas: Senadora, Ministra e, se Deus quiser, futura Presidente do Brasil. Em seus discursos busca unir as forças vivas e saudáveis de uma Nação marcada pela corrupção e desigualdades sociais levantando a bandeira verde da esperança - elegendo a vida, humana e natural, como valor supremo a ser defendido!


O PERFIL DE UMA
MULHER CORAGEM,
SEGUNDO O
NEW YORK TIMES

"A vida de Marina Silva, vida começou no coração da Amazônia. Com 11 anos de idade ela caminhava nove milhas para ajudar os pais na coleta de borracha, nas florestas. Como um ícone do movimento ambiental, vem dedicando a vida na proteção da floresta tropical. Aos 16 anos, analfabeta e com hepatite, a Sra. Silva deixou sua casa em direção a cidade de Rio Branco, em busca de tratamento médico e escola. Depois de aprender a ler e escrever, aos 16 anos, continuou seus estudos até graduar-se numa faculdade. Tornou-se professora, envolvendo-se na militância política.
Marina trabalhou ao lado de Chico Mendes, seu amigo e ativista ambiental – grande defensor das reservas naturais de seringueira. Ele foi morto por jagunços em 1988, a mando de grileiros de terras públicas. Quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito o presidente do Brasil, em 2002, escolheu a Sra.Marina da Silva para ser Ministra do Meio Ambiente – que criou um plano nacional para combater a crescente destruição de reservas florestais e preservando para a posteridade uma reserva indígena asperamente do tamanho do Texas.
Há vários meses deixou o Partido dos Trabalhadores em função de conflitos com relação a políticas ambientais, que encontrava barreiras dentro do próprio governo Lula. Uniu-se ao PV – Partido Verde, e tornou-se candidata a Presidência da República
Sua história é a de uma mulher humilde que superou a pobreza extrema e a doença para se tornar uma força política expressiva e inspiração aos brasileiros que buscam um Presidente que substitua o popular Lula, que também veio de origem humilde – lembram analistas políticos.
“Marina é uma pessoa que conquistou s próprias asas e não é surpreendente descobrir que esses podem voar”, disse Jorge Viana, o ex-governador do Acre, estado onde nasceu Marina Silva.
A candidatura de Marina contraria a de Dilma Rousseff, que foi Ministra-chefe da Casa Civil do governo. Lula foi quem a escolheu, pessoalmente, para sua sucessão. Os analistas políticos dizem que as duas mulheres enfrentaram conflitos, desde 2003, em função da política de desenvolvimento econômico da nação, inclusive projetos de energia (hidroelétricas na Amazônia) que Marina Silva questionou por razões ambientais e econômicas.
Marina Silva tem “virado para cima as cartas do baralho” - disse David Fleischer, professor de ciência política na Universidade de Brasília. Se uma das mulheres ganhar a eleição elas terão feito História. O Brasil nunca teve uma mulher como presidente. Além disso, o país nunca teve um presidente negro; e o sangue africano também corre nas veias de Marina [ o vigor da raça!]
Marina da Silva renunciou ao cargo de Ministra do Meio Ambiente no ano passado, depois de expressar grave preocupação pelo fato do governo ceder sob a pressão do agro-negócio A oposição oficial do governo, contrariando o avanço em busca da sustentabilidade racional para o País fez com que ela voltasse ao Senado Federal, onde continuou forjando bases para seu ideal de uma sociedade auto-sustentável.
Em sua entrevista a este jornal (New York Times) Marina, 51 anos, disse que se sentiu frustrada com a luta de bastidores no sentido do governo avançar na estratégia de desenvolvimento econômico sustentável. Disse Marina: “Tive a oportunidade de buscar construir um futuro novo para o Brasil e para o planeta. Prefiro, nessa circunstância, avançar com minha esperança nesta direção” – disse referindo-se a sua filiação ao PV – Partido Verde.
Enquanto muitos a admiram, alguns analistas políticos dizem acreditar que problemas de saúde, vencidos por Marina no passado poderão alavancar sua responsabilidade política na corrida presidencial. Por outro lado pesaram preocupações pela quimioterapia de Dilma Rouseff no tratamento de um linfoma – levando alguns partidários do presidente Lula a buscar um candidato diferente para seu sucessor. Os brasileiros ainda se lembram do caso de Tancredo Neves, um presidente-eleito, popular, que ficou severamente doente em 1985 e morreu antes de tomar posse do cargo de presidente do Brasil.
Nascida em Seringal Bagaço, uma comunidade pequena de coletores de borracha, no Estado do Acre, Marina Silva era uma dos 11 filhos da sua família, das quais três morreram – [em função de um sistema secular de exploração predatória da natureza e exploração dos mais pobres, povos das florestas] O vizinho mais próximo da sua família vivia a uma distância de uma hora através da densa floresta. Rio Branco, a capital, ficava cerca de 40 milhas [64 kms]. Chegou a levar uma semana para chegar em casa, numa estação chuvosa – disse ela..
Enfermidades sempre foram comuns na região amazônica – o que também abalou a sua família . Sua mãe faleceu quando Marina tinha apenas 11 anos e duas irmãs mais novas morreram por causa do sarampo e da malária" (José J Azevedo).
Texto original:
http://www.nytimes.com/2009/08/29/world/americas/29silva.html)

Nenhum comentário: